STEAM
Steam é um programa criado pela Valve para tentar combater a pirataria e fornecer serviços como atualização de jogos automática aos usuários. Atualmente o Steam tem mais de 2.500.000 contas.
Pelo Steam, pode ser jogado o famoso Counter-Strike , e o Half-Life. Recentemente, foi adicionado também a sequência do Half-Life, Half-Life 2 que tem ums dos gráficos mais bonitos já vistos em um jogo.
O programa também conta com um sistema de amigos, que permite que você possa criar uma rede de amigos on-line e poder ver em qual servidor ele está jogando. Alguns reclamam de bugs no sistema de amigos, mas a Valve promete(será?) resolve-los.
Para baixar o Steam, entre em http://www.steampowered.com para jogar você precisa do número de série original de um dos jogos da Valve, mas você não tiver nenhum o Steam ofereçe, gratuitamente, o jogo Codename Gordon (que é feito em flash na verdade), um Demo de Half-Life 2 e você pode hospedar seu próprio servidor.
Atualmente a Valve está contatando diversas produtoras independentes para publicar seus jogos no sistema, com 10% de desconto para os usuários que pré-encomendarem o produto antes de ser lançado. Dois exemplos recentes são Rag Doll Kung Fu e Darwinia. Se especula que a Valve fica com 40% dos lucros deixando os 60% restantes para a produtora responsável.
Steam 3.0
Steam 3.0 e a segunda pós-beta versão do steam. Descrito por ser 're-arquitetado', juntamente com diversas melhorias não oficialmente anunciadas, o Steam 3.0 cuida melhor das conexões, em particular para aquelas da próxima versão da atual da existente, porém não funcional sistema de mensagem "Friends". Que mudou o protocolo UDP para o TCP para manter uma longa sessão de conversas.
O Steam 3.0, com sua nova interface de usuário, foi oficialmente lançado no dia 11 de Outubro de 2005, após 6 dias de estágio beta público.
Jogos:
Codename: Gordon
Condition Zero
Condition Zero Deleted Scenes
Day of Defeat: Source
Half-Life 2
Half-Life 2: Deathmatch
Half-Life 2: Lost Coast
Counter-Strike: Source
Half-Life: Source
Half-Life
Blue Shift
Counter-Strike
Day of Defeat
Deathmatch Classic
Team Fortress Classic
Opposing Force
Ricochet
Rag Doll Kung Fu
Counter-Strike
Counter-Strike é um jogo de computador, mais especificamente um "mod" de Half-Life para jogos online. É basicamente um jogo de tiro em primeira pessoa onde equipes (teams) de Anti-terroristas (Contra-terroristas) e terroristas combatem até a vitória. Requer muita estratégia e trabalho de equipe para ser um vencedor.
Este jogo é considerado o grande responsável pela popularização das Lan Houses no mundo.
Com a chegada da sequência de Half-Life, Half-Life 2 Counter-Strike ganhou uma versão com gráficos mais atualizados chamada de Counter-Strike: Source, também acessível pelo Steam.
Tipos de Mapas
Existem 3 tipos principais de mapas no Counter-Strike, além de inúmeras versões alternativas com regras distintas. São eles:
Desarmamento de Bombas
É o tipo de mapas mais popular do jogo, que consiste em plantar uma bomba em um dos (normalmente) dois pontos pré-determinados para a explosão. Os anti-terroristas devem impedir que os Terroristas plantem a bomba, e se isso acontecer, devem eliminar quem estiver próximo da zona de risco e desarmar a bomba. Os anti-terroristas podem comprar, exclusivamente neste tipo de mapa, um kit de desarmamento que diminui o tempo necessário para se desarmar uma bomba. O Terrorista que começa o round com a bomba é escolhido aleatóriamente, podendo largar a bomba no chão para outro jogador caso achar necessário. Os jogadores que estiverem próximos da explosão da bomba morrem, mas isto não é diminuído de seu score. Os mapas que apresentam este cenário começam sempre com o prefixo de_.
Reféns
O mapa tem (geralmente) 4 reféns mantidos sobre a base dos Terroristas. Eles devem impedir que os anti-terroristas cheguem e resgatem esses reféns. Este tipo de mapa não é muito bem recebido em campeonatos, por oferecer uma certa vantagem para o time dos Terroristas. Se pelo ou menos metade dos reféns forem salvos, os Anti-Terroristas ganham o round, recebendo $2400, cada um, no início do próximo round. Em alguns servidores o assassinato dos reféns (-$2250 cada) pelos terroristas é uma atitude punida, onde geralmente, o assassino de 5 reféns acaba sendo expulso do servidor. O 1º Anti-Terrorista a entrar em contato com um refém recebe $150, e ao entregá-lo em um lugar seguro, recebe $1000 por cada refém salvo. Os mapas que apresentam esse cenário começam sempre com o prefixo cs_.
Assassinato
No início de cada round, um dos anti-terroristas é escolhido para ser um VIP, não podendo comprar nenhuma arma, porém é equipado com um colete especial de força "200", ele deve ser escoltado por seus companheiros de equipe até um ponto de entrega (geralmente na base dos Terroristas). O time adversário deve localizar o VIP e eliminá-lo. O round termina imediatamente se isto ocorrer, dando a vitória aos Terroristas. Se o tempo do round termina, os Terroristas vencem, já que os anti-terroristas não conseguiram completar seu objetivo de entregar o VIP. Este tipo de mapa, que já não era popular na versão 1.6, pois o jogador selecionado para ser o VIP perde todos os equipamentos ganhos na rodada anterior, foi extinto no Counter-Strike: Source. Os mapas que apresentam este cenário começam sempre com o prefixo as_.
Armas e Equipamentos
Armas
Um dos motivos do sucesso do Counter-Strike é o seu sistema de compra e seu grande arsenal. Por motivos legais, o nome de algumas armas teve que ser modificado, você encontra o nome real da arma escrito entre parênteses.
Pistolas
Glock: A arma secundária dos terroristas, não é muito boa em danos, mas tem mais balas. Tem também um modo para atirar 3 tiros de uma só vez em rajada ativando o modo BustFire Mode.
Número de balas: 20 Calibre: 9mm Parabellum País de Origem: Áustria Preço: $400
USP: Esta é a arma no qual os Contra-Terroristas começam. Tem um bom nível de dano e 12 balas, mais do que o suficiente para jogadores habilidosos.
Número de balas: 12 Calibre: .45 ACP País de Origem: Alemanha Preço $500
Compact: Nem um pouco popular entre os jogadores, a Compact não tem nada de diferente do que uma USP, só que com 1 bala a mais e, possivelmente, menos coice.
Número de balas: 13 Calibre: .357 SIG País de Origem: Suíça/Alemanha Preço: $600
Night Hawk (Desert Eagle): Considerada a pistola mais forte do jogo, 2 tiros certeiros são o suficiente para derrubar boa parte dos inimigos, mas peca no número de balas.
Número de balas: 7 Calibre: .50 Action Express País de Origem: Israel Preço:$650
Five-Seven: É a pistola exclusiva dos Contra-Terroristas, tem um peso bastante pequeno, perfura coletes e tem um projétil leve e um alto número de balas por pente, mas não é muito utilizada.
Número de balas: 20 Calibre: 5.7 x 28mm País de Origem: Bélgica Preço: $750
Dual: Apesar de serem 2 pistolas como um arma, ela é raramente usada, tem pouco poder de fogo, e um alto coice. Uso exclusivo dos terroristas
Número de balas: 30 Calibre: 9mm Parabellum País de Origem: Itália Preço: $800
Shotguns (Escopetas)
Leone 12 Gauge Super: Recomendada apenas para mapas extremamente pequenos, a shotgun convencinal requer recarregamento manual a cada tiro (semi-automática). Em curtas distâncias é extremamente letal.
Número de balas: 8 Calibre: 12 Gauge País de Origem: Itália Preço: $1700
Leone YG1265 Auto Shotgun: Sem precisar recarregar a cada tiro, a Shotgun automática pode fazer grandes estragos na mão de jogadores experientes. Seu poder de danos é menor do que a outra shotgun, mas não menos letal.
Número de balas: 7 Calibre: 12 Gauge País de Origem: Itália Preço: $3000
SMGs (Submetralhadoras)
Schmidt Machine Pistol: Fraca, com alto nível de recoil, mas pode ser útil em lugares apertados, devido a sua rapidez. Exclusiva dos Contra-Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 9mm Parabellum País de Origem: Áustria Preço: $1250
Ingram Mac-10: Assim como a TMP (Schmidt) não tem grande utilidade em mapas grandes, tem um alto coice e pouco poder. Exclusiva dos Terroristas.
Número de Balas: 30 Calibre: .45 ACP País de Origem: Estados Unidos Preço: $1400
K-M Submachine Gun (MP5): Uma boa escolha para uma arma intermediária. Tem bom coice, e pode servir tanto para curta e média distância.
Número de Balas: 30 Calibre: 9mm Parabellum País de Origem: Alemanha Preço: $1500
KM UMP 45: Uma arma lenta e com um grande coice. Útil apenas em média distância.
Número de balas: 25 Calibre: .45 ACP País de Origem: Alemanha Preço: $1700
ES C90 (P90): Grande quantidade de balas, coice médio e dano médio. Mas, útil apenas em curta distância.
Número de Balas: 50 Calibre: .338 Lapua Magnum País de Orgigem: Bélgica Preço: $2350
Rifles
Clarion 5.56 (Famas): Coices fortes e poucas balas. Pode ser usado se você não tiver dinheiro suficiente para adquirir outro rifle e não quer uma SMG (um rifle pode acertar alvos através de objetos como caixas e paredes finas). Tem um modo para atirar 3 tiros em rajada. Exclusiva para os Contra-Terroristas.
Número de balas: 25 Calibre: 5.56 NATO País de Origem: França Preço $2250
IDF Defender (Galil): Menor coice que a Famas e mais balas. Uma boa pedida para qualquer distância, mas é menos letal que a Kalashnikov (AK-47). Exclusiva para os Terroristas.
Número de balas: 35 Calibre: .308 País de Origem: Israel Preço $2000
Schmidt Scout: Rifle com visão para longas distâncias apenas. Pode matar somente com um tiro (cabeça - headshot) ou dois (corpo). A grande vantagem dessa arma é a velocidade, ela é muito rapida.
Número de balas: 30 Calibre 7.62 NATO País de Origem: Áustria Preço: $2750
Maverick M4A1 Carbine: A arma preferida de 9 em cada 10 jogadores, a M4A1 tem ótimo dano com um coice fraco. É uma arma altamente dinâmica servindo para curta, média e longa distância. Pode ser acoplada a um silenciador. Exclusiva dos Contra-Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 5.56 NATO País de Origem: Estados Unidos Preço: $3100
CV 47 (AK 47): Uma das armas mais famosas do mundo, tem um grande coice, mas que pode ser facilmente contralado com tiros pausados. Seu poder de dano é maior do que a M4A1. Exclusiva para Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre 7.62 NATO País de Origem: Rússia Preço: $2500
Bullpup: Tem o maior coice do jogo, mas pode ser dominada com tiros pausados e técnica. Conta com um Zoom 2x para mais precisão. Pode ser considerada um rifle de média e longa distância. Exclusiva dos Contra-Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 5.56 NATO País de Origem: Áustria Preço $3500
Krieg 552: Assim como a Bullpup, tem Zoom 2x, mas com coice menor. Seu poder de fogo é baixo mas é bastante eficaz em curtas e médias distâncias. Exclusiva dos Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 5,56 NATO País de Origem: Suíça Preço: $3500
Magnum Sniper Rifle (AWP): Seu alto poder de dano lhe confere o título de arma mais forte do jogo. Mata com 1 tiro, mas pode, raramente, falhar (quando se acerta pernas e braços, necessitando assim de mais de um tiro). Uma rifle sniper com alto coice, alto preço e alto peso o que faz com que o jogador ande mais lentamente segurando essa arma. Com zoom de 4x pode acertar alvos a longa distância.
Número de balas: 10 Calibre: .338 Lapus Magnum País de Origem: Reino Unido Preço: $4750
Krieg 550 Commando: Pouco coice, e alto poder de fogo, Esta rifle sniper automática é uma bela alternativa para a AWP. Exclusiva para os Contra-Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 5.56 NATO País de Origem: Suíça Preço: $4200
D3/AU-1: É parecida com a Krieg 550, mas tem menos balas, porém é mais potente e é mais cara. Exclusiva dos Terroristas.
Número de balas: 20 Calibre: 7.62 NATO País de Origem: Alemanha Preço: $5000
Machine Guns (Metralhadoras)
M249: Raramente usada, a única Machine Gun do jogo tem o mais alto número de balas, um bom nível de estrago, suas balas perfuram obsaculos, mas um incrível coice, além disso tem um preço bastante alto.
Número de balas: 100 Calibre: 5.56 Parabellum País de Origem: Bélgica Preço: $5750
Equipamentos
Separado das armas, aqui estão as granadas, coletes e outros objetos que podem ser usados como equipamentos em certos tipos de mapas.
Kevlar: Um colete a prova de balas, que pode fazer alguma diferença... Preço $650
Kevlar + Helmet: Além do colete citado acima, ofereçe um capacete que pode diminuir o efeito dos mortais tiros na cabeça. Preço: $1000
Flashbang: Esta granada deixa os inimigos que estiverem olhando para ela cegos ao explodir, mas cuidado, quem a joga também pode ficar cego! Você pode carregar 2 flashbangs. Preço $200
HE Granade: Uma granada convencional que ao explodir, causa dano nos inimigos e/ou amigos. Também conhecida como hight explosion seu efeito pode ser reduzido com o uso do Kevlar. Preço: $300
Smoke Granade: Esta granada de fumaça pode cobrir locais usados por atiradores sniper, ou em corredores apertados. Preço: $300
Defusal Kit: Exclusivo para os Contra-Terroristas, o Kit anti-Bombas acelera o processo de desativação de uma bomba. Preço: $200
Night Vision: Item com rara utilidade, serve para aumentar a visibilidade em locais escuros, que existem em muitos poucos mapas. Preço: $1250
Tactical Shield: Inexistente na versão Source, o escudo tático dá uma proteção extra ao jogador, mas permite que ele utilize apenas uma pistola. O escudo pode ser fechado a qualquer momento. É mal visto pela maioria dos jogadores, e é exclusivo dos Contra-Terroristas. Preço: $2250
Counter-Strike: Source
Para alavancar as vendas de Half-Life 2, a Valve usou os seus direitos com a série Counter-Strike para criar uma versão melhorada, com a redução de alguns bugs clássicos e novos gráficos. Inicialmente Counter-Strike: Source foi disponibilizado em versão Beta para Lan-Houses que tivessem feito uma pré-encomenda de Half-Life 2. Quem comprou a versão single player de Counter-Strike, Condition Zero, também ganhou o direito de conferir o jogo com exclusividade na fase Beta. Alguns clientes da ATi Technologies também ganharam o Half-Life 2 em forma de pré-venda.
Com o lançamento de Half-Life 2, o jogo ficou restringido apenas aos compradores de HL². No início haviam poucos servidores de Counter-Strike: Source, principalmente servidores brasileiros. Após a divulgação do jogo principal com altas notas na imprensa especializada, servidores locais brasileiros surgiram, migrando boa parte dos jogadores da versão anterior.
Atualmente existe apenas 1 tipo de personagem para cada time, mas a Valve já anunciou que irá disponibilizar mais modelos com o passar do tempo; os primeiros a serem lançados serão os personagens GIGN e Guerilla Warfare, um para cada time. Anteriormente a empresa divulgou fotos de outro modelo Anti-Terrorista, o SAS, confirmando que será lançado mais um modelo Terrorista para acompanhá-lo.
A tecnologia HDR (High Dynamic Range) foi introduzida no Counter-Strike: Source no dia 1 de Dezembro de 2005, com o lançamento do 1º mapa incluindo esta tecnologia, de_nuke.
O mapa cs_militia foi lançado no dia 18 de Janeiro de 2006. Atualmente, não há um pronunciamento oficial sobre mapas em desenvolvimento.
Lista de mapas de CS:S oficiais
de_dust
de_dust2
de_chateau
de_piranesi
de_port
de_aztec
de_inferno
de_prodigy
de_train
de_tides
de_cbble
de_nuke
cs_compound
cs_havana
cs_italy
cs_office
cs_assault
cs_militia
Versão para os Consoles
Counter-Strike ganhou uma versão para XBox, mas manteve os gráficos da engine de Half-Life, apenas adicionando pequenas melhorias gráficas e na confecção dos mapas. Alguns anos depois, a Valve lançou Half-Life 2 para XBox, mas afirmou que não irá trazer novamente o MOD multiplayer para os consoles.
Principais comandos para Jogar:
Mouse
Visualização
Botão esquerdo -> dispara a arma em uso
Botão direito -> tiro secundário
Whell ->Troca arma
Teclado
Números 1 ao 5 - Troca de Arma (clique no número para escolher a arma e aperte o botão esquerdo do mouse)
W -> Frente
A -> Strafe Esquerda (anda lateralmente à esquerda)
S -> Anda para tráz
D ->Strafe direita
Espaço -> pular
Para comprar armas:
Você só pode comprar armas nos locais onde aparece o ícone "carrinho de mercado" no canto esquerdo da tela. Quando o jogo inicia você já está neste local pronto para comprar. Você já inicia com uma pistola e uma faca.
B -> seleciona menu de armas
O -> seleciona menu de equipamento (Colete, granada)
,(vírgula) -> comprar munição da arma primária (pistola)
.(ponto) -> comprar munição da arma secundária
Dica de inicio de jogo
Quando iniciar o jogo você deve comprar (Conforme o seu saldo em dinheiro), o colete, a arma primária e a municão. Para comprar estes itens rapidamente, utilize comandos do teclado (você também pode utilizar o mouse):
digite por exemplo.: O2 B35 ,,...
O2 (para comprar colete e capacete) B35(número do tipo de arma e número da arma) , , ,.. (virgula e ponto para comprar munição)
Teclas avançadas
Shift pressionado-> Caminhar (os oponentes não ouvem seus passos)
Ctrl pressionado -> Agachar - melhora a precisão do tiro
R -> recarregar arma (antes de empenhar um combate verifique a quantidade de munição disponível para evitar a espera de troca de munição)
G -> Solta a arma atualmente em uso. Quando alguém morre a arma fica no chão, então clique em G para soltar a sua arma e passe por cima da arma que deseja pegar.
E -> Tecla de usar. Utilizar quando houver uma arma fixa no chão(metralhadora), ou quando o Contra-Terrorista for desarmar a bomba (apertar e segurar até desarmar a bomba) ou para resgatar um refém (hostage)
Q -> última arma utilizada
N -> liga o óculos de visão noturna (Night vision goggles)
Y -> Envia mensagem escrita para todos os jogadores
U -> Envia mensagem escrita para o Time
T -> Spray logo - pinta o símbolo do time com spray
F -> Liga Lanterna
MAIS DICAS
COMPRE SEMPRE UM COLETE E UM CAPACETE (Kevlar + Helmet)
Ele pode fazer a diferença na sua sobrevivência para o próximo round.
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ANDANDO SEM BARULHO
Sempre que você estiver próximo de portas , aproxime-se pressionando a tecla shift para que você caminhe mais silenciosamente sem ser ouvido.
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A FACA É MAIS LEVE
A faca é, obviamente, o item mais leve do CS. Ao contrário de rifles como a AWM, que quando carregados fazem andar mais devagar, a faca deixa você mais ágil. Sempre que estiver no meio de um rush ou precisar correr mais rápido, puxe a faca!
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USO RACIONAL DE RIFLES AUTOMÁTICOS
Os rifles automáticos como Colt, AK47, SIG e outros perdem precisão quando disparados em rajadas muito longas. Prefira sempre disparar essas armas em rajadas curtas de três ou quatro por vez. Preste atenção no seu crosshair (mira) e deixe que ele se feche antes de dar a próxima.
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PARE APENAS PARA ATIRAR
No caso de rifles de precisão, essa é uma dica importante: o uso desse tipo de arma em movimento é praticamente inútil. Por outro lado, ficar parado é pedir para ser morto. A saída para este dilema é manter-se em movimento, apenas parando na hora exata de disparar sua arma. Isso permite tiros precisos sem que você fique parado e vulnerável.
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EVITE PULAR DEMAIS
Quando você é almejado pelo inimigo, o primeiro impulso é começar a pular. Isso pode ser eficiente em confrontos diretos, mas quando se trata de snipers pode ser fatal. Além da mudança no sistema de pulos a partir do CS 1.4., que faz com que o jogador ande lentamente após um salto, a curva percorrida pelo jogador num pulo é bem previsível. Assim que você aterrissar, o sniper já estará esperando para dar um tiro certeiro no exato local em que você tocar o chão.
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SEM MUNIÇÃO NO TIROTEIO
Quando você ficar sem munição na sua arma principal no meio de um tiroteio com o inimigo, a opção mais vantajosa é usar a pistola em vez de tentar recarregar a arma principal. Lembre-se de que o recarregamento leva algum tempo. Para o oponente, é o momento ideal para derrubar você. Mais: nesse tipo de confronto direto, dificilmente alguém sai ileso. Vale a pena arriscar uns tiros de pistola para tentar finalizar o inimigo!
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NEM RECARREGUE!
Você acabou de pegar um inimigo de surpresa ou um que não teve muito tempo de responder a seus tiros e existem inimigos por perto à sua procura: em vez de perder tempo recarregando sua arma, pegue a do inimigo que você acabou de derrubar e prepare-se para o próximo! Se a arma que você pegou é melhor, fique com ela. Se for pior, use essa arma apenas nesse momento, depois pague a sua de volta.
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KIT DE DESARMAMENTO
Em mapas de bomba, o kit de desarmamento (ou defuse kit) é um item obrigatório para os CTs. Por apenas 200 dólares, você praticamente dobra suas chances de conseguir desarmar com sucesso um C4 (bomba). Caso você não tenha comprado o kit, sempre há a possibilidade de apanhar algum no chão de algum colega de equipe abatido.
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ATIRANDO E ANDANDO
Quando estiver cara a cara com o inimigo, o mais eficiente é ficar dando passos para os lados ou rodeando o oponente, sempre com a mira apontada para seu peito ou sua cabeça. Tente manter a calma e se mova em intervalos não muito previsíveis para dificultar a mira do inimigo.
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EXPLORE OS MAPAS
Se você não conhece o mapa onde está jogando, a possibilidade de alguém que o conheça matá-lo é quase certa. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é explorar. O ideal é que você faça isso sozinho, na sua máquina, para que ninguém o perturbe durante seu tour. Caso já esteja num servidor, pode tentar usar os dois primeiros rounds para tanto.
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HORA DE LUTAR, HORA DE FUGIR
Evite situações em que você fique em extrema desvantagem (exemplo: três a um, onde você é o um). Se você se ver numa dessas, melhor que enfrentar é tentar se esconder e despistar pelo menos um dos inimigos para depois voltar e tentar pegá-los numa situação um pouco mais favorável. E não hesite em pedir ajuda!
Steam é um programa criado pela Valve para tentar combater a pirataria e fornecer serviços como atualização de jogos automática aos usuários. Atualmente o Steam tem mais de 2.500.000 contas.
Pelo Steam, pode ser jogado o famoso Counter-Strike , e o Half-Life. Recentemente, foi adicionado também a sequência do Half-Life, Half-Life 2 que tem ums dos gráficos mais bonitos já vistos em um jogo.
O programa também conta com um sistema de amigos, que permite que você possa criar uma rede de amigos on-line e poder ver em qual servidor ele está jogando. Alguns reclamam de bugs no sistema de amigos, mas a Valve promete(será?) resolve-los.
Para baixar o Steam, entre em http://www.steampowered.com para jogar você precisa do número de série original de um dos jogos da Valve, mas você não tiver nenhum o Steam ofereçe, gratuitamente, o jogo Codename Gordon (que é feito em flash na verdade), um Demo de Half-Life 2 e você pode hospedar seu próprio servidor.
Atualmente a Valve está contatando diversas produtoras independentes para publicar seus jogos no sistema, com 10% de desconto para os usuários que pré-encomendarem o produto antes de ser lançado. Dois exemplos recentes são Rag Doll Kung Fu e Darwinia. Se especula que a Valve fica com 40% dos lucros deixando os 60% restantes para a produtora responsável.
Steam 3.0
Steam 3.0 e a segunda pós-beta versão do steam. Descrito por ser 're-arquitetado', juntamente com diversas melhorias não oficialmente anunciadas, o Steam 3.0 cuida melhor das conexões, em particular para aquelas da próxima versão da atual da existente, porém não funcional sistema de mensagem "Friends". Que mudou o protocolo UDP para o TCP para manter uma longa sessão de conversas.
O Steam 3.0, com sua nova interface de usuário, foi oficialmente lançado no dia 11 de Outubro de 2005, após 6 dias de estágio beta público.
Jogos:
Codename: Gordon
Condition Zero
Condition Zero Deleted Scenes
Day of Defeat: Source
Half-Life 2
Half-Life 2: Deathmatch
Half-Life 2: Lost Coast
Counter-Strike: Source
Half-Life: Source
Half-Life
Blue Shift
Counter-Strike
Day of Defeat
Deathmatch Classic
Team Fortress Classic
Opposing Force
Ricochet
Rag Doll Kung Fu
Counter-Strike
Counter-Strike é um jogo de computador, mais especificamente um "mod" de Half-Life para jogos online. É basicamente um jogo de tiro em primeira pessoa onde equipes (teams) de Anti-terroristas (Contra-terroristas) e terroristas combatem até a vitória. Requer muita estratégia e trabalho de equipe para ser um vencedor.
Este jogo é considerado o grande responsável pela popularização das Lan Houses no mundo.
Com a chegada da sequência de Half-Life, Half-Life 2 Counter-Strike ganhou uma versão com gráficos mais atualizados chamada de Counter-Strike: Source, também acessível pelo Steam.
Tipos de Mapas
Existem 3 tipos principais de mapas no Counter-Strike, além de inúmeras versões alternativas com regras distintas. São eles:
Desarmamento de Bombas
É o tipo de mapas mais popular do jogo, que consiste em plantar uma bomba em um dos (normalmente) dois pontos pré-determinados para a explosão. Os anti-terroristas devem impedir que os Terroristas plantem a bomba, e se isso acontecer, devem eliminar quem estiver próximo da zona de risco e desarmar a bomba. Os anti-terroristas podem comprar, exclusivamente neste tipo de mapa, um kit de desarmamento que diminui o tempo necessário para se desarmar uma bomba. O Terrorista que começa o round com a bomba é escolhido aleatóriamente, podendo largar a bomba no chão para outro jogador caso achar necessário. Os jogadores que estiverem próximos da explosão da bomba morrem, mas isto não é diminuído de seu score. Os mapas que apresentam este cenário começam sempre com o prefixo de_.
Reféns
O mapa tem (geralmente) 4 reféns mantidos sobre a base dos Terroristas. Eles devem impedir que os anti-terroristas cheguem e resgatem esses reféns. Este tipo de mapa não é muito bem recebido em campeonatos, por oferecer uma certa vantagem para o time dos Terroristas. Se pelo ou menos metade dos reféns forem salvos, os Anti-Terroristas ganham o round, recebendo $2400, cada um, no início do próximo round. Em alguns servidores o assassinato dos reféns (-$2250 cada) pelos terroristas é uma atitude punida, onde geralmente, o assassino de 5 reféns acaba sendo expulso do servidor. O 1º Anti-Terrorista a entrar em contato com um refém recebe $150, e ao entregá-lo em um lugar seguro, recebe $1000 por cada refém salvo. Os mapas que apresentam esse cenário começam sempre com o prefixo cs_.
Assassinato
No início de cada round, um dos anti-terroristas é escolhido para ser um VIP, não podendo comprar nenhuma arma, porém é equipado com um colete especial de força "200", ele deve ser escoltado por seus companheiros de equipe até um ponto de entrega (geralmente na base dos Terroristas). O time adversário deve localizar o VIP e eliminá-lo. O round termina imediatamente se isto ocorrer, dando a vitória aos Terroristas. Se o tempo do round termina, os Terroristas vencem, já que os anti-terroristas não conseguiram completar seu objetivo de entregar o VIP. Este tipo de mapa, que já não era popular na versão 1.6, pois o jogador selecionado para ser o VIP perde todos os equipamentos ganhos na rodada anterior, foi extinto no Counter-Strike: Source. Os mapas que apresentam este cenário começam sempre com o prefixo as_.
Armas e Equipamentos
Armas
Um dos motivos do sucesso do Counter-Strike é o seu sistema de compra e seu grande arsenal. Por motivos legais, o nome de algumas armas teve que ser modificado, você encontra o nome real da arma escrito entre parênteses.
Pistolas
Glock: A arma secundária dos terroristas, não é muito boa em danos, mas tem mais balas. Tem também um modo para atirar 3 tiros de uma só vez em rajada ativando o modo BustFire Mode.
Número de balas: 20 Calibre: 9mm Parabellum País de Origem: Áustria Preço: $400
USP: Esta é a arma no qual os Contra-Terroristas começam. Tem um bom nível de dano e 12 balas, mais do que o suficiente para jogadores habilidosos.
Número de balas: 12 Calibre: .45 ACP País de Origem: Alemanha Preço $500
Compact: Nem um pouco popular entre os jogadores, a Compact não tem nada de diferente do que uma USP, só que com 1 bala a mais e, possivelmente, menos coice.
Número de balas: 13 Calibre: .357 SIG País de Origem: Suíça/Alemanha Preço: $600
Night Hawk (Desert Eagle): Considerada a pistola mais forte do jogo, 2 tiros certeiros são o suficiente para derrubar boa parte dos inimigos, mas peca no número de balas.
Número de balas: 7 Calibre: .50 Action Express País de Origem: Israel Preço:$650
Five-Seven: É a pistola exclusiva dos Contra-Terroristas, tem um peso bastante pequeno, perfura coletes e tem um projétil leve e um alto número de balas por pente, mas não é muito utilizada.
Número de balas: 20 Calibre: 5.7 x 28mm País de Origem: Bélgica Preço: $750
Dual: Apesar de serem 2 pistolas como um arma, ela é raramente usada, tem pouco poder de fogo, e um alto coice. Uso exclusivo dos terroristas
Número de balas: 30 Calibre: 9mm Parabellum País de Origem: Itália Preço: $800
Shotguns (Escopetas)
Leone 12 Gauge Super: Recomendada apenas para mapas extremamente pequenos, a shotgun convencinal requer recarregamento manual a cada tiro (semi-automática). Em curtas distâncias é extremamente letal.
Número de balas: 8 Calibre: 12 Gauge País de Origem: Itália Preço: $1700
Leone YG1265 Auto Shotgun: Sem precisar recarregar a cada tiro, a Shotgun automática pode fazer grandes estragos na mão de jogadores experientes. Seu poder de danos é menor do que a outra shotgun, mas não menos letal.
Número de balas: 7 Calibre: 12 Gauge País de Origem: Itália Preço: $3000
SMGs (Submetralhadoras)
Schmidt Machine Pistol: Fraca, com alto nível de recoil, mas pode ser útil em lugares apertados, devido a sua rapidez. Exclusiva dos Contra-Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 9mm Parabellum País de Origem: Áustria Preço: $1250
Ingram Mac-10: Assim como a TMP (Schmidt) não tem grande utilidade em mapas grandes, tem um alto coice e pouco poder. Exclusiva dos Terroristas.
Número de Balas: 30 Calibre: .45 ACP País de Origem: Estados Unidos Preço: $1400
K-M Submachine Gun (MP5): Uma boa escolha para uma arma intermediária. Tem bom coice, e pode servir tanto para curta e média distância.
Número de Balas: 30 Calibre: 9mm Parabellum País de Origem: Alemanha Preço: $1500
KM UMP 45: Uma arma lenta e com um grande coice. Útil apenas em média distância.
Número de balas: 25 Calibre: .45 ACP País de Origem: Alemanha Preço: $1700
ES C90 (P90): Grande quantidade de balas, coice médio e dano médio. Mas, útil apenas em curta distância.
Número de Balas: 50 Calibre: .338 Lapua Magnum País de Orgigem: Bélgica Preço: $2350
Rifles
Clarion 5.56 (Famas): Coices fortes e poucas balas. Pode ser usado se você não tiver dinheiro suficiente para adquirir outro rifle e não quer uma SMG (um rifle pode acertar alvos através de objetos como caixas e paredes finas). Tem um modo para atirar 3 tiros em rajada. Exclusiva para os Contra-Terroristas.
Número de balas: 25 Calibre: 5.56 NATO País de Origem: França Preço $2250
IDF Defender (Galil): Menor coice que a Famas e mais balas. Uma boa pedida para qualquer distância, mas é menos letal que a Kalashnikov (AK-47). Exclusiva para os Terroristas.
Número de balas: 35 Calibre: .308 País de Origem: Israel Preço $2000
Schmidt Scout: Rifle com visão para longas distâncias apenas. Pode matar somente com um tiro (cabeça - headshot) ou dois (corpo). A grande vantagem dessa arma é a velocidade, ela é muito rapida.
Número de balas: 30 Calibre 7.62 NATO País de Origem: Áustria Preço: $2750
Maverick M4A1 Carbine: A arma preferida de 9 em cada 10 jogadores, a M4A1 tem ótimo dano com um coice fraco. É uma arma altamente dinâmica servindo para curta, média e longa distância. Pode ser acoplada a um silenciador. Exclusiva dos Contra-Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 5.56 NATO País de Origem: Estados Unidos Preço: $3100
CV 47 (AK 47): Uma das armas mais famosas do mundo, tem um grande coice, mas que pode ser facilmente contralado com tiros pausados. Seu poder de dano é maior do que a M4A1. Exclusiva para Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre 7.62 NATO País de Origem: Rússia Preço: $2500
Bullpup: Tem o maior coice do jogo, mas pode ser dominada com tiros pausados e técnica. Conta com um Zoom 2x para mais precisão. Pode ser considerada um rifle de média e longa distância. Exclusiva dos Contra-Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 5.56 NATO País de Origem: Áustria Preço $3500
Krieg 552: Assim como a Bullpup, tem Zoom 2x, mas com coice menor. Seu poder de fogo é baixo mas é bastante eficaz em curtas e médias distâncias. Exclusiva dos Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 5,56 NATO País de Origem: Suíça Preço: $3500
Magnum Sniper Rifle (AWP): Seu alto poder de dano lhe confere o título de arma mais forte do jogo. Mata com 1 tiro, mas pode, raramente, falhar (quando se acerta pernas e braços, necessitando assim de mais de um tiro). Uma rifle sniper com alto coice, alto preço e alto peso o que faz com que o jogador ande mais lentamente segurando essa arma. Com zoom de 4x pode acertar alvos a longa distância.
Número de balas: 10 Calibre: .338 Lapus Magnum País de Origem: Reino Unido Preço: $4750
Krieg 550 Commando: Pouco coice, e alto poder de fogo, Esta rifle sniper automática é uma bela alternativa para a AWP. Exclusiva para os Contra-Terroristas.
Número de balas: 30 Calibre: 5.56 NATO País de Origem: Suíça Preço: $4200
D3/AU-1: É parecida com a Krieg 550, mas tem menos balas, porém é mais potente e é mais cara. Exclusiva dos Terroristas.
Número de balas: 20 Calibre: 7.62 NATO País de Origem: Alemanha Preço: $5000
Machine Guns (Metralhadoras)
M249: Raramente usada, a única Machine Gun do jogo tem o mais alto número de balas, um bom nível de estrago, suas balas perfuram obsaculos, mas um incrível coice, além disso tem um preço bastante alto.
Número de balas: 100 Calibre: 5.56 Parabellum País de Origem: Bélgica Preço: $5750
Equipamentos
Separado das armas, aqui estão as granadas, coletes e outros objetos que podem ser usados como equipamentos em certos tipos de mapas.
Kevlar: Um colete a prova de balas, que pode fazer alguma diferença... Preço $650
Kevlar + Helmet: Além do colete citado acima, ofereçe um capacete que pode diminuir o efeito dos mortais tiros na cabeça. Preço: $1000
Flashbang: Esta granada deixa os inimigos que estiverem olhando para ela cegos ao explodir, mas cuidado, quem a joga também pode ficar cego! Você pode carregar 2 flashbangs. Preço $200
HE Granade: Uma granada convencional que ao explodir, causa dano nos inimigos e/ou amigos. Também conhecida como hight explosion seu efeito pode ser reduzido com o uso do Kevlar. Preço: $300
Smoke Granade: Esta granada de fumaça pode cobrir locais usados por atiradores sniper, ou em corredores apertados. Preço: $300
Defusal Kit: Exclusivo para os Contra-Terroristas, o Kit anti-Bombas acelera o processo de desativação de uma bomba. Preço: $200
Night Vision: Item com rara utilidade, serve para aumentar a visibilidade em locais escuros, que existem em muitos poucos mapas. Preço: $1250
Tactical Shield: Inexistente na versão Source, o escudo tático dá uma proteção extra ao jogador, mas permite que ele utilize apenas uma pistola. O escudo pode ser fechado a qualquer momento. É mal visto pela maioria dos jogadores, e é exclusivo dos Contra-Terroristas. Preço: $2250
Counter-Strike: Source
Para alavancar as vendas de Half-Life 2, a Valve usou os seus direitos com a série Counter-Strike para criar uma versão melhorada, com a redução de alguns bugs clássicos e novos gráficos. Inicialmente Counter-Strike: Source foi disponibilizado em versão Beta para Lan-Houses que tivessem feito uma pré-encomenda de Half-Life 2. Quem comprou a versão single player de Counter-Strike, Condition Zero, também ganhou o direito de conferir o jogo com exclusividade na fase Beta. Alguns clientes da ATi Technologies também ganharam o Half-Life 2 em forma de pré-venda.
Com o lançamento de Half-Life 2, o jogo ficou restringido apenas aos compradores de HL². No início haviam poucos servidores de Counter-Strike: Source, principalmente servidores brasileiros. Após a divulgação do jogo principal com altas notas na imprensa especializada, servidores locais brasileiros surgiram, migrando boa parte dos jogadores da versão anterior.
Atualmente existe apenas 1 tipo de personagem para cada time, mas a Valve já anunciou que irá disponibilizar mais modelos com o passar do tempo; os primeiros a serem lançados serão os personagens GIGN e Guerilla Warfare, um para cada time. Anteriormente a empresa divulgou fotos de outro modelo Anti-Terrorista, o SAS, confirmando que será lançado mais um modelo Terrorista para acompanhá-lo.
A tecnologia HDR (High Dynamic Range) foi introduzida no Counter-Strike: Source no dia 1 de Dezembro de 2005, com o lançamento do 1º mapa incluindo esta tecnologia, de_nuke.
O mapa cs_militia foi lançado no dia 18 de Janeiro de 2006. Atualmente, não há um pronunciamento oficial sobre mapas em desenvolvimento.
Lista de mapas de CS:S oficiais
de_dust
de_dust2
de_chateau
de_piranesi
de_port
de_aztec
de_inferno
de_prodigy
de_train
de_tides
de_cbble
de_nuke
cs_compound
cs_havana
cs_italy
cs_office
cs_assault
cs_militia
Versão para os Consoles
Counter-Strike ganhou uma versão para XBox, mas manteve os gráficos da engine de Half-Life, apenas adicionando pequenas melhorias gráficas e na confecção dos mapas. Alguns anos depois, a Valve lançou Half-Life 2 para XBox, mas afirmou que não irá trazer novamente o MOD multiplayer para os consoles.
Principais comandos para Jogar:
Mouse
Visualização
Botão esquerdo -> dispara a arma em uso
Botão direito -> tiro secundário
Whell ->Troca arma
Teclado
Números 1 ao 5 - Troca de Arma (clique no número para escolher a arma e aperte o botão esquerdo do mouse)
W -> Frente
A -> Strafe Esquerda (anda lateralmente à esquerda)
S -> Anda para tráz
D ->Strafe direita
Espaço -> pular
Para comprar armas:
Você só pode comprar armas nos locais onde aparece o ícone "carrinho de mercado" no canto esquerdo da tela. Quando o jogo inicia você já está neste local pronto para comprar. Você já inicia com uma pistola e uma faca.
B -> seleciona menu de armas
O -> seleciona menu de equipamento (Colete, granada)
,(vírgula) -> comprar munição da arma primária (pistola)
.(ponto) -> comprar munição da arma secundária
Dica de inicio de jogo
Quando iniciar o jogo você deve comprar (Conforme o seu saldo em dinheiro), o colete, a arma primária e a municão. Para comprar estes itens rapidamente, utilize comandos do teclado (você também pode utilizar o mouse):
digite por exemplo.: O2 B35 ,,...
O2 (para comprar colete e capacete) B35(número do tipo de arma e número da arma) , , ,.. (virgula e ponto para comprar munição)
Teclas avançadas
Shift pressionado-> Caminhar (os oponentes não ouvem seus passos)
Ctrl pressionado -> Agachar - melhora a precisão do tiro
R -> recarregar arma (antes de empenhar um combate verifique a quantidade de munição disponível para evitar a espera de troca de munição)
G -> Solta a arma atualmente em uso. Quando alguém morre a arma fica no chão, então clique em G para soltar a sua arma e passe por cima da arma que deseja pegar.
E -> Tecla de usar. Utilizar quando houver uma arma fixa no chão(metralhadora), ou quando o Contra-Terrorista for desarmar a bomba (apertar e segurar até desarmar a bomba) ou para resgatar um refém (hostage)
Q -> última arma utilizada
N -> liga o óculos de visão noturna (Night vision goggles)
Y -> Envia mensagem escrita para todos os jogadores
U -> Envia mensagem escrita para o Time
T -> Spray logo - pinta o símbolo do time com spray
F -> Liga Lanterna
MAIS DICAS
COMPRE SEMPRE UM COLETE E UM CAPACETE (Kevlar + Helmet)
Ele pode fazer a diferença na sua sobrevivência para o próximo round.
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ANDANDO SEM BARULHO
Sempre que você estiver próximo de portas , aproxime-se pressionando a tecla shift para que você caminhe mais silenciosamente sem ser ouvido.
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A FACA É MAIS LEVE
A faca é, obviamente, o item mais leve do CS. Ao contrário de rifles como a AWM, que quando carregados fazem andar mais devagar, a faca deixa você mais ágil. Sempre que estiver no meio de um rush ou precisar correr mais rápido, puxe a faca!
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USO RACIONAL DE RIFLES AUTOMÁTICOS
Os rifles automáticos como Colt, AK47, SIG e outros perdem precisão quando disparados em rajadas muito longas. Prefira sempre disparar essas armas em rajadas curtas de três ou quatro por vez. Preste atenção no seu crosshair (mira) e deixe que ele se feche antes de dar a próxima.
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PARE APENAS PARA ATIRAR
No caso de rifles de precisão, essa é uma dica importante: o uso desse tipo de arma em movimento é praticamente inútil. Por outro lado, ficar parado é pedir para ser morto. A saída para este dilema é manter-se em movimento, apenas parando na hora exata de disparar sua arma. Isso permite tiros precisos sem que você fique parado e vulnerável.
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EVITE PULAR DEMAIS
Quando você é almejado pelo inimigo, o primeiro impulso é começar a pular. Isso pode ser eficiente em confrontos diretos, mas quando se trata de snipers pode ser fatal. Além da mudança no sistema de pulos a partir do CS 1.4., que faz com que o jogador ande lentamente após um salto, a curva percorrida pelo jogador num pulo é bem previsível. Assim que você aterrissar, o sniper já estará esperando para dar um tiro certeiro no exato local em que você tocar o chão.
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SEM MUNIÇÃO NO TIROTEIO
Quando você ficar sem munição na sua arma principal no meio de um tiroteio com o inimigo, a opção mais vantajosa é usar a pistola em vez de tentar recarregar a arma principal. Lembre-se de que o recarregamento leva algum tempo. Para o oponente, é o momento ideal para derrubar você. Mais: nesse tipo de confronto direto, dificilmente alguém sai ileso. Vale a pena arriscar uns tiros de pistola para tentar finalizar o inimigo!
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NEM RECARREGUE!
Você acabou de pegar um inimigo de surpresa ou um que não teve muito tempo de responder a seus tiros e existem inimigos por perto à sua procura: em vez de perder tempo recarregando sua arma, pegue a do inimigo que você acabou de derrubar e prepare-se para o próximo! Se a arma que você pegou é melhor, fique com ela. Se for pior, use essa arma apenas nesse momento, depois pague a sua de volta.
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KIT DE DESARMAMENTO
Em mapas de bomba, o kit de desarmamento (ou defuse kit) é um item obrigatório para os CTs. Por apenas 200 dólares, você praticamente dobra suas chances de conseguir desarmar com sucesso um C4 (bomba). Caso você não tenha comprado o kit, sempre há a possibilidade de apanhar algum no chão de algum colega de equipe abatido.
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ATIRANDO E ANDANDO
Quando estiver cara a cara com o inimigo, o mais eficiente é ficar dando passos para os lados ou rodeando o oponente, sempre com a mira apontada para seu peito ou sua cabeça. Tente manter a calma e se mova em intervalos não muito previsíveis para dificultar a mira do inimigo.
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EXPLORE OS MAPAS
Se você não conhece o mapa onde está jogando, a possibilidade de alguém que o conheça matá-lo é quase certa. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer é explorar. O ideal é que você faça isso sozinho, na sua máquina, para que ninguém o perturbe durante seu tour. Caso já esteja num servidor, pode tentar usar os dois primeiros rounds para tanto.
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HORA DE LUTAR, HORA DE FUGIR
Evite situações em que você fique em extrema desvantagem (exemplo: três a um, onde você é o um). Se você se ver numa dessas, melhor que enfrentar é tentar se esconder e despistar pelo menos um dos inimigos para depois voltar e tentar pegá-los numa situação um pouco mais favorável. E não hesite em pedir ajuda!