Bem-Vindo Ao KingNet Fórum !

Cadastre-se no fórum Para Poder ver os tutoriais de games , Divulgação de Mu Online ,

Aproveite e nos Ajude , estamos no TOP 30 Brasil , Por Favor nos Ajude a Votar ,
para que o fórum cresça cada vez mais !

Equipe KingNet Fórum Agradece !

Participe do fórum, é rápido e fácil

Bem-Vindo Ao KingNet Fórum !

Cadastre-se no fórum Para Poder ver os tutoriais de games , Divulgação de Mu Online ,

Aproveite e nos Ajude , estamos no TOP 30 Brasil , Por Favor nos Ajude a Votar ,
para que o fórum cresça cada vez mais !

Equipe KingNet Fórum Agradece !

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tópicos semelhantes

    Top dos mais postadores

    Top dos mais postadores

    abril 2024

    DomSegTerQuaQuiSexSáb
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    282930    

    Calendário Calendário


      Java Script

      Kensei
      Kensei
      Administrador
      Administrador


      Mensagens : 111
      Pontos : 27171
      Reputação : 4
      Data de inscrição : 16/08/2010
      Idade : 29
      Localização : Santa Fé do Sul-SP

      Java Script  Empty Java Script

      Mensagem por Kensei Ter Set 21, 2010 7:13 am

      Foi criado na Internet uma infinidade de serviços para realizar muitos tipos de comunicações, como correio, chats, buscas de informação, etc. Mas nenhum desses serviços se desenvolveram tanto como o Web. Se estamos lendo estas linhas não vamos precisar de nenhuma explicação do que é o web, mas sim que podemos falar um pouco sobre como foi se desenvolvendo com o passar dos anos.

      O web é um sistema Hipertexto, uma quantidade descomunal de textos que contém links que relacionam cada uma das unidades básicas onde podemos encontrar informação, as páginas web. À princípio, para desenhar este sistema de páginas com links se pensou em uma linguagem que permitisse apresentar cada uma dessas informações juntos cm uns pequenos estilos, esta linguagem foi o HTML, que logo se veria que não cumpriu todos os objetivos para os que foi desenhado, mas isso é outro assunto.

      O caso é que HTML não é suficiente para realizar todas as ações que se podem chegar a necessitar em uma página web. Isto é devido a que conforme foi crescendo o web e seus distintos usos foram se complicando as páginas e as ações que queriam se realizar através delas. O HTLM havia se tornado curto para definir todas estas novas funcionalidades, já que somente serve para apresentar o texto em uma página, definir seu estilo e pouco mais.

      O primeiro ajudante para cobrir as necessidades que estavam surgindo foi Java, através da tecnologia dos Applets, que são pequenos programas que se incrustam nas páginas web e que podem realizar as ações associadas aos programas de propósito geral. A programação de Applets foi um grande avance e Netscape, até então, o navegador mais popular, havia rompido a primeira barreira do HTML ao fazer possível a programação dentro das páginas web. Não cabe dúvida que o aparecimento dos Applets supôs um grande avance na história do web, mas foi uma tecnologia definitiva e muitas outras seguiram implementando o caminho que começou com eles.

      Chega Javascript:

      Netscape, depois de fazer seus navegadores compatíveis com os applets, começou a desenvolver uma linhguagem de programação ao que chamou LiveScript que permitisse criar pequenos programas nas páginas e que fosse muito mais simples de utilizar que Java. De modo que o primeiro Javascript se chamou LiveScript, mas não durou muito esse nome, pois antes de lançar a primeira versão do produto se forjou uma aliança com Sun Microsystems, criador de Java, para desenvolver em conjunto essa nova linguagem.

      A aliança fez com que Javascript se desenhara como um irmão pequeno de Java, somente útil dentro das páginas web e muito mais fácil de utilizar, de modo que qualquer pessoa, sem conhecimentos de programação pudesse aprofundar-se na linguagem e utilizá-la. Ademais, para programar Javascript não é necessário um kit de desenvolvimento, nem compilar os scripts, nem realizá-los em ficheiros externos ao código HTML, como ocorreria com os applets.

      Netscape 2.0 foi o primeiro navegador que entendia Javascript e seu rastro foi seguido pelos navegadores da companhia Microsoft a partir da versão 3.0.

      Antes de Começar

      Previamente para começar a utilizar Javascript podemos ter uma idéia mais concreta das possíveis aplicações desta linguagem assim como as ferramentas que necessitamos para colocarmos mãos a obra.

      Usos de Javascript

      Vejamos brevemente alguns usos desta linguagem que podemos encontrar na web para termos uma idéia das possibilidades que tem.

      Para começar, podemos ver páginas cheia de efeitos super interessantes sobre Javascript, que chegam a assemelhar-se à tecnologia Flash.

      Por outro lado, podemos encontrar dentro de Internet muitas aplicações de Javascript muito mais sérias, que fazem com que uma página web se converta em um verdadeiro programa interativo de gestão de qualquer recurso. Também podemos ver exemplos dentro de qualquer página um pouco complexa, quando passamos por sites que tenham uma calculadora ou um conversor de divisas, veremos que em muitos casos foi realizado com Javascript.

      Na verdade é muito mais habitual encontrar Javascript para realizar efeitos simples sobre páginas web, ou no tão simples, como podem ser rollovers (que muda uma imagem ao passar o mouse por cima), navegadores desdobráveis, abertura de janelas secundárias, etc. Podemos nos atrever a dizer que esta linguagem é realmente útil para estes casos, pois estes típicos efeitos têm a complexidade justa para ser implementados em questão de minutos sem possibilidade de erros.

      O que é necessário

      Para programar em Javascript necessitamos basicamente o mesmo que para programar páginas web com HTML. Um editor de textos e um navegador compatível com Javascript. Um usuário de Windows possui de saída todo o necessário para poder programar em Javascript, visto que dispõe dentro de sua instalação típica de sistema operativo, de um editor de textos, o Bloco de notas, e de um navegador: Internet Explorer.

      Usuários de outros sistemas podem encontrar em Internet facilmente as ferramentas necessárias para começar em páginas de download de software como Tucows.

      Uma recomendação em relação ao editor de textos. Trata-se de que, apesar do Bloco de Notas ser suficiente para começar, talvez seja muito útil contar com outros programas que nos oferecem melhores prestações na hora de escrever as linhas de código. Estes editores avançados têm algumas vantagens como que colorem os códigos de nossos scripts, nos permitem trabalhar com vários documentos simultaneamente, têm ajudas, etc. Entre outros queremos destacar o Home Site ou o UltraEdit.

      Diferenças entre Java e Javascript

      Queremos que fique claro que Javascript não tem nada a ver com Java, salvo em suas origens. Atualmente são produtos totalmente distintos e não guardam entre si mais relação que a sintaxe idêntica e pouco mais. Algumas diferenças entre estas duas linguagens são as seguintes:


      Compilador. Para programar em Java necessitamos um Kit de desenvolvimento e um compilador. Entretanto, Javascript não é uma linguagem que necessite que seus programas se compilem, senão que estes se interpretem por parte do navegador quando este lê a página.


      Orientado a objetos. Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. (Mais tarde veremos que quer dizer orientado a objetos, para quem ainda não sabe) Javascript não é orientado a objetos, isto quer dizer que poderemos programar sem necessidade de criar classes, tal como se realiza nas linguagens de programação estruturada como C ou Pascal.


      Propósito. Java é muito mais potente que Javascript, isto é devido a que Java é uma linguagem de propósito geral, com o que se podem fazer aplicações do mais variado, entretanto, com Javascript somente podemos escrever programas para que se executem em páginas web.


      Estruturas fortes. Java é uma linguagem de programação fortemente tipada, isto quer dizer que ao declarar uma variável teremos que indicar seu tipo e não poderá mudar de um tipo a outro automaticamente. Por sua parte, Javascript não tem esta característica, e podemos colocar em uma variável a informação que desejarmos, independentemente do tipo desta. Ademais, poderemos mudar o tipo de informação de uma variável quando quisermos.


      Outras características. Como vemos Java é muito mais complexo, mas também, mais potente, robusto e seguro. Tem mais funcionalidades que Javascript e as diferenças que os separam são o suficientemente importantes como para distinguí-los facilmente.

        Tópicos semelhantes

        -

        Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 6:46 am