Sobre dados
Dados referem-se a números, seqüências de caracteres e outras informações que você pode
manipular no Flash. O uso de dados é geralmente essencial durante a criação de aplicativos ou
sites da Web. Você também pode usar dados ao criar gráficos avançados e animação gerada
com script e possivelmente terá de manipular os valores usados para controlar seus efeitos.
É possível definir dados em variáveis no Flash ou carregar dados de sites ou arquivos externos
usando XML, serviços da Web, classes internas do ActionScript etc. Você pode armazenar
dados em um banco de dados e representar as informações de diversas maneiras em um
arquivo SWF. Por exemplo, você pode exibir as informações em campos de texto ou
componentes ou exibir imagens em instâncias de clipe de filme.
Alguns dos tipos de dados mais comuns incluem seqüências de caracteres (como nomes e
partes de texto), números, objetos (como clipes de filme), valores booleanos (true e false)
etc. Neste capítulo, você também aprenderá sobre os tipos de dados do Flash e como usá-los.
Sobre tipos de dados
Um tipo de dados descreve um dado e os tipos de operações que podem ser executados nele. Os
dados são armazenados em uma variável. Você usa tipos de dados ao criar variáveis, instâncias
de objetos e definições de funções para atribuir o tipo de dados com o qual está trabalhando.
Ao criar um código ActionScript, você usa diversos tipos de dados.
O ActionScript 2.0 define vários tipos de dados comumente usados. Os tipos de dados
descrevem o tipo de valor que uma variável ou um elemento do ActionScript pode conter.
Uma variável atribuída a um tipo de dados pode armazenar somente um valor contido no
conjunto de valores desse tipo de dados.
O ActionScript contém vários tipos de dados básicos que você provavelmente usará com
freqüência em seus aplicativos.
O ActionScript também contém classes básicas, como Array e Date, que são consideradas
tipos de dados complexos ou de referência. Para obter mais informações sobre tipos de dados
complexos e de referência,Além disso, todos os tipos de dados e classes são totalmente definidos em
ActionScript 2.0 Language Reference (Referência da linguagem ActionScript 2.0).
Você também pode criar classes personalizadas para seus aplicativos. Toda classe definida com
o uso de declarações de classe é considerada um tipo de dados. Para obter mais informações
sobre classes básicas e outras classes internas,No ActionScript 2.0, é possível atribuir tipos de dados a variáveis ao declará-las. Os tipos de
dados atribuídos podem ser qualquer um dos tipos básicos ou representar uma classe
personalizada criada por você.
Ao depurar scripts, talvez você precise determinar os tipos de dados de uma expressão ou
variável para entender seu comportamento. Isso pode ser feito com os operadores instanceof
e typeof
Você pode converter um tipo de dados em outro durante a execução usando uma das seguintes
funções de conversão: Array(), Boolean(), Number(), Object(), String().
Sobre tipos de dados primitivos e complexos
Os diversos valores de tipos de dados podem ser divididos em duas categorias principais:
primitivos ou complexos.
Um valor primitivo (ou tipo de dados primitivo) é um valor que o ActionScript armazena no
nível mais baixo de abstração; isso significa que as operações executadas em tipos de dados
primitivos geralmente são mais rápidas e eficientes do que as executadas em tipos de dados
complexos. Os seguintes tipos de dados definem um conjunto de um ou mais valores
primitivos: Boolean, null, Number, String e undefined.
Um valor complexo (ou tipo de dados complexo) é um valor que não é primitivo e faz
referência aos valores primitivos. Em geral, eles são chamados tipos de dados de referência. Os
valores complexos pertencem ao tipo de dados Object ou a um tipo que se baseia no tipo de
dados Object. Os tipos de dados que definem conjuntos de valores complexos incluem Array,
Date, Error, Function e XML. Para obter mais informações sobre esses tipos de dados
complexos, consulte as entradas correspondentes em ActionScript 2.0 Language Reference.
Em determinadas situações, as variáveis que contêm tipos de dados primitivos se comportam
de maneira diferente das que contêm tipos de dados complexos.
Dados referem-se a números, seqüências de caracteres e outras informações que você pode
manipular no Flash. O uso de dados é geralmente essencial durante a criação de aplicativos ou
sites da Web. Você também pode usar dados ao criar gráficos avançados e animação gerada
com script e possivelmente terá de manipular os valores usados para controlar seus efeitos.
É possível definir dados em variáveis no Flash ou carregar dados de sites ou arquivos externos
usando XML, serviços da Web, classes internas do ActionScript etc. Você pode armazenar
dados em um banco de dados e representar as informações de diversas maneiras em um
arquivo SWF. Por exemplo, você pode exibir as informações em campos de texto ou
componentes ou exibir imagens em instâncias de clipe de filme.
Alguns dos tipos de dados mais comuns incluem seqüências de caracteres (como nomes e
partes de texto), números, objetos (como clipes de filme), valores booleanos (true e false)
etc. Neste capítulo, você também aprenderá sobre os tipos de dados do Flash e como usá-los.
Sobre tipos de dados
Um tipo de dados descreve um dado e os tipos de operações que podem ser executados nele. Os
dados são armazenados em uma variável. Você usa tipos de dados ao criar variáveis, instâncias
de objetos e definições de funções para atribuir o tipo de dados com o qual está trabalhando.
Ao criar um código ActionScript, você usa diversos tipos de dados.
O ActionScript 2.0 define vários tipos de dados comumente usados. Os tipos de dados
descrevem o tipo de valor que uma variável ou um elemento do ActionScript pode conter.
Uma variável atribuída a um tipo de dados pode armazenar somente um valor contido no
conjunto de valores desse tipo de dados.
O ActionScript contém vários tipos de dados básicos que você provavelmente usará com
freqüência em seus aplicativos.
O ActionScript também contém classes básicas, como Array e Date, que são consideradas
tipos de dados complexos ou de referência. Para obter mais informações sobre tipos de dados
complexos e de referência,Além disso, todos os tipos de dados e classes são totalmente definidos em
ActionScript 2.0 Language Reference (Referência da linguagem ActionScript 2.0).
Você também pode criar classes personalizadas para seus aplicativos. Toda classe definida com
o uso de declarações de classe é considerada um tipo de dados. Para obter mais informações
sobre classes básicas e outras classes internas,No ActionScript 2.0, é possível atribuir tipos de dados a variáveis ao declará-las. Os tipos de
dados atribuídos podem ser qualquer um dos tipos básicos ou representar uma classe
personalizada criada por você.
Ao depurar scripts, talvez você precise determinar os tipos de dados de uma expressão ou
variável para entender seu comportamento. Isso pode ser feito com os operadores instanceof
e typeof
Você pode converter um tipo de dados em outro durante a execução usando uma das seguintes
funções de conversão: Array(), Boolean(), Number(), Object(), String().
Sobre tipos de dados primitivos e complexos
Os diversos valores de tipos de dados podem ser divididos em duas categorias principais:
primitivos ou complexos.
Um valor primitivo (ou tipo de dados primitivo) é um valor que o ActionScript armazena no
nível mais baixo de abstração; isso significa que as operações executadas em tipos de dados
primitivos geralmente são mais rápidas e eficientes do que as executadas em tipos de dados
complexos. Os seguintes tipos de dados definem um conjunto de um ou mais valores
primitivos: Boolean, null, Number, String e undefined.
Um valor complexo (ou tipo de dados complexo) é um valor que não é primitivo e faz
referência aos valores primitivos. Em geral, eles são chamados tipos de dados de referência. Os
valores complexos pertencem ao tipo de dados Object ou a um tipo que se baseia no tipo de
dados Object. Os tipos de dados que definem conjuntos de valores complexos incluem Array,
Date, Error, Function e XML. Para obter mais informações sobre esses tipos de dados
complexos, consulte as entradas correspondentes em ActionScript 2.0 Language Reference.
Em determinadas situações, as variáveis que contêm tipos de dados primitivos se comportam
de maneira diferente das que contêm tipos de dados complexos.